Letramento visual e o ensino segundo Kleimam (2010)

 



     Este trabalho suscita analisar, na perspectiva do letramento visual, uma proposta de atividade no livro didático do 5°ano do ensino fundamental (anos iniciais) da coleção “ Encontros, língua portuguesa” de Isabella Carpaneda (2018). Segundo Kleimam(2010), enquanto os alunos assistem uma aula eles estão participando de uma pratica de letramento (KLEIMAM, 2010, p.11), visto que essas práticas envolvem a língua escrita e almejam alcançar objetivos prévios com fins sociais determinados pela instituição escolar.Assim, durante uma atividade, o professor produz um diálogo através de uma leitura de mundo com os alunos. 

     Para Kleimam( 2010) a ampliação do universo textual que inclui novos gêneros no ensino da língua fazem parte de uma relevante contribuição dos estudos do letramento. Ainda de acordo com Kleimam( 2010)  a produção de sentidos não limita-se apenas a linguagem verbal, pois  a modernidade pode contar com as ferramentas multissemióticas, sobretudo do letramento visual, para usufruir das imagens que refletem as expressões da sociedade como recurso em sala de aula. 

        Neste contexto, a  atividade proposta na página 120, do livro de português do 5° ano( 2018), inicialmente apresenta uma imagem, ou melhor, uma “foto- ilustração” do artista inglês Carl Warner que irá nos conduzir a refletir sobre o letramento visual presente na atividade. Logo, propõe-se a resolução de três questões . Na primeira questão temos: a)“O ambiente retratado na imagem se assemelha ao representado no poema O passarinho e o espantalho ? Porque?”.  Nessa primeira pergunta é feita uma conexão com um texto já lido que encontra-se na página 110, então os alunos precisam fazer uma relação buscando quais semelhanças estão presentes em ambos, no poema e na imagem. Vejamos o poema:

                                                                     

                                                                                                        Marciano Vasques


Quando se aninha
num coração de palha
um passarinho,
o seu canto se espalha aquecido,
e o espantalho,
com a alma repleta de vôos,
desperta querendo gorjear.

Espigas o saúdam.
Amarelos brincam ao redor
do seu vulto esfarrapado.

Campos acordam em festa
com o orvalho anunciando
que o dia está sorrindo.

Quando o Sol se espreguiça
e o passarinho vai embora,
o espantalho se entristece com o ninho vazio
no peito, mas o dia gorjeia em seu lugar.


    É esperado que os alunos associem os elemento como palha, espantalho, campos a outros elementos que fazem parte da agricultura e do campo rural encontrados na imagem. Deste modo, espera-se que os alunos respondam que os dois representam ambientes rurais. Na pergunta b) “ Que alimentos foram utilizados para construir a cena?” observamos que o objetivo é que os alunos façam a descrição  da imagem, dando atenção apenas para os alimentos presentes na imagem, como o brócolis, muitos tomates, beterraba, alface, entres outros. Esses alimentos fazem parte de um conjunto de legumes que substituem as árvores, plantas e pedras que na realidade fazem parte de uma paisagem como essa.

         Em c) pergunta- se: “Qual elemento parece destoar do ambiente retratado na cena? Por quê?”, contemplando ainda uma descrição dos elementos da imagem, com essa pergunta o professor poderá chamar a atenção dos alunos para um elemento que é  divergente com a cena. É esperado que os alunos percebam que a geladeira, por ser um eletrodoméstico, discorda com os outros elementos da cena, porém possui a função de refrigerar, armazenar e conservar os alimentos.  A partir dessa imagem os discentes podem fazer essa associações. 

        Para Alberto Manguel (2006) “ as imagens, assim como as histórias, nos informam"( MANGUEL, 2006, p.21), ou seja, a imagem é  um modo semiótico trazida para a atividade e está carregada de informações que cabem aos alunos desvendá-las na construção dos sentidos. Eles devem realizar uma leitura visual, assim como em um texto de palavras, pois “ a imagem dá origem a uma história, que por sua vez, dá origem a uma imagem"( MANGUEL, 2006, p.24).      Partindo para a questão 2 é proposto uma nova relação, agora com a seguinte afirmação   “Mesmo países cuja economia é extremamente desenvolvida e a tecnologia é avançada precisam do campo para viver”. Os alunos precisam refletir que o campo é importante para a economia, pois no campo é que são produzidos os alimentos e insumos que são consumidos diariamente pela a sociedade.

     E por fim, numa última questão é proposto que os alunos produzam um título para a obra. Uma resposta que irá culminar sobre o que os alunos compreenderam a partir do aprendizado durante a aula e até mesmo sobre a realidade, no caso da imagem e dos outros textos, fazendo uma conexão do rural com o moderno, deixando bem claro que ambos estão bem mais próximos do que alguém ainda possa imaginar. Portanto, a multimodalidade e sua diversidade dos sentidos presentes nessas propostas de atividade devem estar ligadas diretamente ao contexto social do público alvo.

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