Análise da persuasão segundo os estudos de Lim Fei e Tam(2017).

"SAÚDE VISÍVEL”: ANÁLISE NA PUBLICIDADE  DA COLGATE TOTAL 12.  


      A cada dia que passa, é notório que, estamos mais digitalizados. Desse modo, a linguagem ultrapassou sua zona literal e apropriou-se de recursos semióticos. E, para isso, algumas estratégias de análise foram necessárias, sobretudo em sala de aula, visto que os alunos passam a compreender os discursos construídos através de imagens e outros textos multimodais. 

   De acordo com LimFei(2017), os alunos precisam “ estar equipados com habilidades e conhecimentos para compreender as mensagens nos textos multimodais” (LIMFEI, TAM, 2017, p. 5). Além disso, essa abordagem sistêmica de ensino, envolve o desenvolvimento de habilidades para interpretar textos visuais, proporcionando aos alunos uma visão crítica ao que estão sendo expostos. Ela apresenta três níveis de visualização, a saber, envolvendo-se com o texto, entendendo o texto e questionando o texto. 

     A publicidade selecionada para a análise foi publicada em 19 de abril de 2018. A princípio, em uma breve descrição da cena, no vídeo aparecem o filho do dentista que está no banheiro escovando os dentes e realiza uma chamada de vídeo para o pai , assim ele revela que a pasta de dente está ficando azul, então o pai explica que isso faz parte da tecnologia desenvolvida pela Colgate que faz com que a espuma mude de cor. De repente, o dentista e pai do garoto faz um print da tela dizendo que "o grupo" vai adorar, deixando o filho desesperado, pois para um adolescente essas  situações são consideradas um "vexame" ou vergonha. 


    Tomando como lupa, a teoria de LimFei (2017) que apresenta, o envolvimento, a mensagem e forma, analisaremos um vídeo de uma publicidade do Creme Dental Colgate Total 12 baseando-nos no fenômeno de persuasão mensagem, descrevendo os tópicos: propósito, apelativo, representação e contextual.

Propósito 

     De acordo com o autor os propósitos podem ser no âmbito educacional, entretenimento e econômico.  O vídeo para a publicidade do creme dental sugere um propósito econômico, pois o intuito é vender o creme dental produzido pela Colgate. No entanto, também serve de interesse educativo no que diz respeito à educação em saúde bucal, isso aumenta o afeto positivo do produto e o torna mais atraente e memorável aos clientes. 

    O metódo observado na publicidade é que  apesar da presença de um especialista na área de saúde bucal, a linguagem é informal diante da cena de uma vídeo chamada entre pai e filho, em uma situação que apresenta um profissional e um usuário comum, reforçando a credibilidade em duas vias, a primeira pela indicação e a segunda que o produto é consumido por sua família. 

   O visual representa, em uma linguagem dinâmica,vantagens para os consumidores do creme dental que está sendo vendido.

Apelativo 

   De acordo com LimFei (2017), baseadas em situações retóricas Aristotélicas existem três tipos de apelos persuasivo o  Logos ( cabeça), o Ethos( coroa) e o Pathos( coração), ou seja, razão, poder e emoção. O primeiro é movido pela razão, o segundo pela autoridade ou profissional com respaldo sobre o campo e o terceiro apelo sustentado pelas emoções do público.

    Na publicação analisada o apelo é baseado no Ethos, pois a presença de um dentista ao falar da saúde bucal,  gera confiaça e credibilidade aos clientes. É uma forma de persuadir, sem contradições, diante da indicação de um profissional que posssui respaldo na garantia acerca do creme dental. 

Representação

 Segundo à teoria de LimFei(2017) a representação pode ser literal, quando não há fuga da realidade e inferêncial, baseado na observação e dedução, apresentando características relativas à realidade. A publicação do creme dental é literal, pois a sua conjuntura é exatamente uma aproximação  da realidade, sem nenhuma interpretação adicional ou imaginária, visto que representa uma cena comum em um contexto familiar. Outros dois pontos que caracterizam essa representação são:

Pista: o filho do dentista escovando os dentes com o creme dental azul.

Experiência própria: um creme dental com resultados garantidos por um dentista renomado.

Contextual( que dá o sentido)

Quem: Colgate 

Quando: 2018

Onde: Brasil

Recepção (como é recebido)

Abaixo enumeramos alguns comentários do vídeo na canal do YouTube,  vejamos:

1."Ele é dentista do meu filho, ele é maravilhoso super atencioso."

2."Essa pasta é muitoo boaaa meus dentes estão mais brancos do q nunca. E n é a cor azul da pasta q mudou isso né."

3."Mulher não tem mau-halito? Por quê esse problema é sempre apresentado na figura masculina em todos os comerciais?"

4."Pq só gente branca faz comercial de creme dental quando são os negros que tem os sorrisos mais brancos (naturalmente) e mais bonitos?"

   Diante dos comentários, temos no primeiro comentário um elogio dirigido ao dentista, a pessoa afirma a credibilidade oferecida pelo profissional, pois o mesmo é o dentista de seu filho. No segundo comentário temos a afirmação de um cliente sobre a qualidade e resultados que produto ofereceu a ele. Já no terceiro comentário há uma crítica acerca da figura masculina na propaganda de creme dental, o telespectador indaga sobre a presença de um personagem masculino supondo que o homens possuem mal hálito, pois, segundo ele na maioria dos anúncios aparecem homens e não mulheres, como se elas não tivessem mal hálito. O quarto comentário está voltado para a questão racial, pois na publicidade do creme dental os personagens são brancos e não aparece nenhum personagem negro, o espectador reforça que os negros possuem o sorriso mais branco naturalmente. 

   Esse anúncio possui uma boa receptividade , pois, seus leitores conseguiram ir além do texto, e, sobretudo realizaram uma leitura crítica em aspectos distintos, como em questões ideológicas.

Produção( os produtores)

   No quesito produção, é importante ressaltar que o creme dental Colgate Total 12, teve origem nos Estados Unidos, no ano de 1873 pelo fundador  William Colgate que segundo o site Mundo das Marcas, descreve a empresa nas seguintes palavras: “ líder mundial em higiene oral nosso compromisso é oferecer educação em saúde bucal para milhões de pessoas”, isso deixa claro aos clientes  o objetivo da marca na visão do empresário.


REFERÊNCIAS

Lim-Fei, V. & Tan, K.Y.S. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. In Seizov, O. & Wildfeuer, J. (eds.). New studies in multimodality: Conceptual and methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury. 2017.

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